Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Começando a construir o Fogão de Lenha. Mãos na Massa...


Apesar de ter poucos conhecimentos peguei o projeto na net e começeia a construir o Fogão de Lenha, tive que fazer algumas adequaçõe mas procorei seguir os princípios básicos do Projeto Original, Tive que Modificar algumas Dimenções referentes ao Tamanho da Chapa de Quatro Furo e as Dimenções do Forno que estou usando é maior também.
Deixo aqui umas fotos do Fogão sendo construindo. Mas fique claro sou amador no ramo, reuni a Familia e Juntos estamos nessa empreita pra baratiar as custas do projeto.
VÍDEO YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=04zYqCEbUM8&feature=youtu.be


Observar que foi assentado uma tela entre a laje e os tijolos pra passar ventilação.





Colocar as cantoneiras onde serão apoiado o forno, observe que a chapa cortada em "L" passa por baixo da cantoneira além de fixar a chapa retangular que vai ser a saída da chaminé.








Não deixe de observar as Dimensões, nesse caso utilizo o Forno Maior que o do Projeto Original... O Nível também te que ser bem observado.









Aqui ainda antes de fixar o Forno sobre a cantoneira toda parede interna do forno foi revestido com um barro com melaço (Açúcar Cristal Pode ser usado), Como pode ser observado todo revestimento e feito com a mão...




Forno Fixado Deslizando como se Fosse uma Gaveta, se ficar algum vão (espaço aberto) entre o fundo do forno e a parede, preencher com barro e melaço, assim os gazes formados pelo fogo aquece o forno corretamente.


Preencher o vão entre os tijolos assentados em cutelo com o mesmo preparo de barro e melaço...




Aqui é possível observar que utilizo uma chapa de 4 furos.


Observe que todo o fundo do forno é todo preenchido com barro, apenas o vão lateral fica livre assim o forno fica envolto com os gazes quentes.

 


No Caso Aqui Vou Revestir Toda fornalha com Placas Refratárias.


Revestindo Fornalha Placas Refratária Assentadas com Massa Refratária.

Note que ao fundo está todo forrado também com Refratários. 


A chaminé aqui sendo levantada 

Mostrar por frente como ficou a Fornalha, Note ao fundo o batente de lenha e a passagem de ar estão todos com placas Refratária Todas Bem Revestidos até ligação da fornalha com a Chapa "L" que separa o Forno. 

Observe a base lateral que é um pouco maior onde preenchi com terra, a conexão da foi forrada toda borda da chapa com massa de barro e melaço e recoberta com refratário bem vedada pra não deixa que haja dilatação, a partir dai começa o assentamento do tijolo em cutelo pra levantar a chaminé.  


O espaço de dilatação enter a chapa de ferro fundido e a laje de concreto calafeto a junta com massa refratária. 


Chaminé ultrapassa o telhado a 2,8m, vou revestir com argamassa todo fogão e também a chaminé. 


 Chaminé passando 0,35 m aguardando finalizar com um chapéu. 

Antes de Rebocar Fazer o Teste é Preciso Assim Verificar se Há Algo Que Precise de Alguma Revisão. O Primeiro Teste Cozinhar um Feijão e Fazer uma Polenta ao estilo Caipira. 


O Fugão "Funfo de Acordo" Bão Di Mais... 


Já Com o Forno Aquecido Duas Formas de Bolo Pra Assar e Testar Também o Forno.


Aqui Deixei Sem a Tampa da Fornalha Pra Ver as Chamas Sendo Sugada Pela Caixa Do Forno.


Agora é Vez De Assar Uma Leitoa, Ficou Divina, Ficou uma Delicia... 



Pururuca Óleo Muito Quente, o Couro Chega Estralar.



Que Delicia !!!






29 comentários:

  1. o trem bãoooo...bjão pro casal e pro fugão!

    ResponderExcluir
  2. Fala Clayton, me fala uma coisa, o funcionamento dela é realmente sem fumaça, se tivesse que alterar alguma coisa no projeto principal, o que você mudaria? já vi pessoas dizendo que seria interessante um ressalto para poder entrar com os pés embaixo, quais suas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi essa ideia: "já vi pessoas dizendo que seria interessante um ressalto para poder entrar com os pés embaixo. Como seria isso?

      Excluir
    2. Tem que ter um ressalto com no mínimo 15cm, para não dar dor na coluna e ficar mais confortável

      Excluir
  3. A idéia é boa....qdo ficar pronto posta ae....rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar em minha casa ! e as os metais que são usados são encontrados onde???Responde pro meu email!!!??

    ResponderExcluir
  5. deveria ter um acabamento melhor está muito bruto o serviço não acham ?

    ResponderExcluir
  6. deveria ter um acabamento melhor está muito bruto o serviço não acham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Sidney, mas o acabamento fica a critério de cada um. Aqui demonstraram apenas como montar a estrutura. Achei excelente.

      Excluir
    2. depois de pronto o bruto, revista como quiser, pastilhas de vidro, porcelanato, ....

      Excluir
  7. Levando-se em conta que não sou profissional e que apenas esse projeto o fogão está em pleno funcionamento há anos, onde fazemos alguns encontros familiares pra aproveitar uma comida caipira feita no fogão a lenha que construímos com as próprias mãos. fiz de tudo pra seguir a risca o projeto e claro que tudo está em pleno funcionamento. No que se refere ás partes de metal procurei um serralheiro que fez tudo de acordo com as medidas. Dica vale apena ler o projeto inicial pra entender tudo certinho antes de por a mão na massa. Na época gastei R$400,00 , sendo que só um pedreiro pediu R$700,00 de mão de obra, sem as custas com materiais.

    ResponderExcluir
  8. Qual a argamassa q vc usou para revestir ?

    ResponderExcluir
  9. sera que alguem teria como me mandar o projeto sem forno queria fazer só o fogão com forno é muito complicado por favor gente eu mando a foto se eu fizer quando alguem me mandar MUITO OBRIGADO !! ADOREI O BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no Google, fogão a lenha sem fumaça, da Universidade Federal de Viçosa, e para quem não sabe, faz fumaça, ate pegar bem o fogo na lenha

      Excluir
  10. Muito bom. Bom projeto, simples e fa´cil de fazer. manter a cultura antiga é interessante. A comida fica com outro sabor.... Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Realmente muito bom este fogão também vou fazer um deste

    ResponderExcluir
  12. Vc alterou a medida da onde coloca a chapa certo. Qual medida ficou ? E se deu certo? Muito obrigado. Aguardando resposta para começar o meu

    ResponderExcluir
  13. O assentamento de todos os tijolos não podem ser feitos com argamassa refratária ao invés de barro com melaço?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo belo trabalho e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Clayton. Parabéns pelo excelente trabalho. Uma pergunta? O buraco da lage que vai a chapa é tamanho exato, da chapa de 4 furos?
    Obrigado por mostrar sua experiência.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns eu tenho um projeto desse fogão q pedi pra Emater MG não vejo a hora de construir na minha chácara o problema é conseguir as peças nas medidas certas

    ResponderExcluir